Regina Helena Alves da Silva
Graduada em Ciências Sociais (1980) e em História (1982) e mestrado em Ciência Política (1991) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1997) e Pós-doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (2009) na área de Planejamento Urbano e Regional e Pós-doutorado em Cidades e Culturas Urbanas pelo Centro de Estudos Sociais – CES – da Universidade de Coimbra, na área de Visões Contemporâneas: Urbanismo, Territorialidade e Espaço Público. É professora associada IV da Universidade Federal de Minas Gerais, atua nos programas de pós-graduação em História e em Comunicação Social. É coordenadora do Centro de Convergência de Novas Mídias – CCNM-UFMG e é vice-coordenadora do INCT de Politicas Publicas e Desenvolvimento Territorial (INPUT).
Silvana Seabra Hooper
Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em Sociologia da Cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994) e doutorado em Literatura Comparada/Estudos Literários – UFMG – FALE. Atua nas áreas teóricas de Pensamento Social Brasileiro, História das Ideias, História da Cultura, Historiografia, e representações sociais. Tematicamente trabalha com cultura, cultura brasileira, nação, cidade, representações, Comunicação mediática, Novas tecnologias da Informação. Tem formação internacional e trabalhou em universidades nos EUA (Harvard, UMASS e Vanderbilt). Já participou também de Programas de Pós graduação, nos níveis de Mestrado e Doutorado como professor (Universidade Mackenzie). É professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, na Linha de Pesquisa: Interações Mediáticas, na PUCMinas.
Carlos Eduardo Pinto de Pinto
Professor Associado do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em que atuou como Subchefe entre 2018 e 2019. Foi Coordenador Adjunto do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH-UERJ) no biênio 2021/22. Possui bacharelado e licenciatura em História pela UERJ (2001), mestrado em História Social da Cultura pela PUC-Rio (2005) e Doutorado em História pela UFF (2013). Usufruiu, no primeiro semestre de 2012, de Bolsa CAPES de Doutorado Sanduíche no Exterior, com atividades na Université Paris VIII e no Laboratoire d’Histoire Visuelle Contemporaine (Lhivc), vinculado à École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS).Atualmente, possui Bolsa Prociência-UERJ. Pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Biografia, História, Ensino e Subjetividades/UERJ (NUBHES), do Laboratório de História Oral e Imagem/UFF (LABHOI) e do Núcleo de Estudos Visuais em Periferias Urbanas/FEBF-UERJ (NuVisu). É membro do GT Imagem, Cultura Visual e História da Anpuh-Rio e do GT Audiovisual, Ensino de História e Humanidades.
Karla Carloni
Professora do Departamento de História e do programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense. Possui bacharelado e licenciatura em História pela Universidade Federal Fluminense (2002). Cursou mestrado (2005) e doutorado (2010) no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense. Tem pós-doutorado em História Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2013) e pós-Doutorado em História pela Universidade de São Paulo (2019).
Rita Lages Rodrigues
Professora Associada II da Escola de Belas Artes da UFMG, atuando no Programa de Pós-Graduação em Artes e nos cursos de graduação em Conservação-Restauração em Bens Culturais Móveis e em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFMG. Atualmente exerce a função de coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes da EBA/UFMG (2024-2026) e atua como editora da Revista Pós, Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG (2022-2024). Possui doutorado (2012) e mestrado (2001) em História pela Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisa História Social da Cultura. Lidera o Grupo de Pesquisa Estopim, Núcleo de estudos interdisciplinares do Patrimônio Cultural. Realizou o pós-doutorado no Instituto de Estudos Brasileiros da USP (2022-2023) sob a supervisão de Ana Paula Cavalcanti Simioni. É membro do Comitê Brasileiro de História da Artes (CBHA). É autora do livro Entre Bruxelas e Belo Horizonte: itinerários da escultora Jeanne Louise Milde, de artigos e capítulos de livros.
Vicente Saul Moreira dos Santos
Possui bacharelado e licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), mestrado em História das Ciências pela Casa de Oswaldo Cruz – Fundação Oswaldo Cruz (2006) e doutorado no Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais (PPHPBC) – Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil – CPDOC-FGV (2013). Tem experiência na área de História e Ciências Sociais, com ênfase em História do Brasil Republicano.
Mario Sérgio Brum
Professor de Teoria e Ensino de História no Departamento de História – IFCH – UERJ e professor colaborador no Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) – UERJ e Procientista UERJ (bolsa Prociência). Coordenador da linha de pesquisa ‘História, Memória e luta por direitos’ do LEDDES – Laboratório do Estudo das Diferenças e Desigualdades Sociais (UERJ). Pesquisador de temas urbanos atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria da História e Ensino de História, História do Brasil República, História Oral e História Local; questões urbanas, questão fundiária, memórias, educação, identidade e estigmas, favelas, movimentos sociais, poder público, políticas públicas, políticas para juventude. Integra a Rede Proprietas, hoje INCT – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, projeto internacional: História Social das Propriedades e Direitos de Acesso (Disponível em: www.proprietas.com.br).
Vitor Leandro de Souza
Doutor em História (2021) História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (2011) e Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Participa das discussões do Laboratório de Imagem, Memória, Arte e Metrópole (IMAM UFRJ). Desenvolvendo pesquisas que privilegiam temas como a História das cidades, especialmente a História do Rio de Janeiro, a cultura e a urbanidade carioca.
Deise Dias Scandiuzzi
Artista plástica, graduada em Pintura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2022). Arquiteta, graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ (1989). Possui Mestrado em Arquitetura pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura da UFRJ (1994) e Doutorado pelo Programa de Engenharia de Produção da COPPE-UFRJ (2017), na linha de pesquisa Gestão e Inovação, tendo defendido tese sobre o trabalho artístico do pintor na contemporaneidade. Foi professora do Instituto de Tecnologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atua como pintora e pesquisadora de linguagens artísticas.
Valnei Pereira
Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP, 2010), Mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR, UFRJ, 2001)e Bacharel em Geografia pelo Instituto de Geociêncais da Universidade Federal de Minas Gerais (IGC/ UFMG, 1997). Foi Professor e Pesquisador da PUC-Minas em Geografia Cultural, Planejamento Urbano e Turismo Cultural (1999-2009). Atua como consultor nas seguintes áreas de interesse: avaliação do impacto social, desenvolvimento internacional, análises e projetos socioterritoriais, direitos humanos e desigualdadaes socioespaciais e planejamento urbano e regional.