Orientandos PPGHIS-UFRJ

ALUNOS DE DOUTORADO

Foto mostrando rosto de Bruna Coelho.

Bruna Coelho

Currículo Lattes.

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sendo bolsista pelo Programa Doutorado Nota 10 da FAPERJ. Mestre em História (2019) pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), possui licenciatura (2014) e bacharelado (2016) em História pela mesma instituição. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, história oral e história da música.


Bianca Amarante

Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em História Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em História Social pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: justiça do trabalho, história oral e mundos do trabalho.

Gabriel Alencar

Currículo Lattes.

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sendo bolsista CNPQ. Pesquisador do Laboratório de Imagem, Memória, Arte e Metrópole (IMAM-UFRJ). Possui mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (2019), tendo como título da dissertação “Fala mulher, da vida: Representações da prostituição no jornal Beijo da rua (1988-1997). Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). Com mais de dez anos de experiência na área de arquivos históricos e documentação. Atualmente é chefe da Divisão de Processamento Técnico do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (APERJ), sendo responsável pela organização e tratamento técnico dos documentos permanentes (históricos) da instituição, contendo: documentação textual, iconográfica, cartográfica, tridimensional e audiovisual, onde desenvolve trabalhos de organização física e intelectual da massa documental, recuperação da informação, alimentação de banco de dados e pesquisa ao acervo. Além disso, atua em pesquisas de história do Brasil com ênfase no período contemporâneo.

Gustavo

Pringi

Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), durante a graduação atuei como bolsista de extensão (PIBIAC) pelo Parque Tecnológico da UFRJ exercendo atividades como palestras, divulgação e pesquisa científica, mostras públicas (2020-2022). Atualmente mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em História Social (PPGHIS- UFRJ) e vinculado ao IMAM (Laboratório de Imagem, Memória, Arte e Metrópole) sob orientação da Prof. Dr. Andrea Casa Nova. Atuo também como professor na rede privada de ensino do Rio de Janeiro nas disciplinas de História para os segmentos do fundamental II e ensino médio regular.

Lavínia Izidoro Martins

Currículo Lattes.

Bacharel em História pela Universidade Federal Fluminense, é atualmente mestranda em História Social no Programa de Pós Graduação em História na Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS – UFRJ) e bolsista CAPES. Durante a graduação, foi bolsista CAPES através do Programa de Residência Pedagógica/PIRP, exercendo atividades no Liceu de Humanidades de Campos seguindo a linha memória, patrimônio e ensino de História. Entre 03/2020 e 03/2021, atuou como mediadora de História no Pré-vestibular social da Fundação CECIERJ, no polo de Itaperuna. Vinculada ao Laboratório de Imagem, Memória, Arte e Metrópole (IMAM), desenvolve pesquisa na área de patrimônio, repressão e transição política no Brasil, tendo como objeto de estudo a Usina de Cambaíba, em Campos dos Goytacazes.

ALUNOS DE MESTRADO

Camila Cavalcante

Currículo Lattes.

Possui Licenciatura em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro . Atuou como bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) entre os anos de 2016 a 2018. Foi Monitora bolsista FAPERJ da disciplina de Introdução à Sociologia no Departamento de Ciências Sociais entre 2018 e 2020, também na UFRRJ. Atuou como Residente técnico pedagógico do Centro de Documentação e Imagem- (CEDIM-IM UFRRJ) e é mestranda no Programa de Pós-graduação em História Social (PPGHIS- UFRJ).

Pedro Alexandre

Graduado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 2022, foi monitor bolsista da disciplina Introdução aos Estudos Históricos. Em 2023, foi monitor bolsista da disciplina Brasil III. Tem experiência na área de História do Brasil Contemporâneo, com ênfase em História e Televisão; História e Telenovela; História e Urbanidade; História e Consumismo. Atualmente integra o programa de mestrado em História Social da UFRJ, e se dedica a pesquisar as relações entre História, Gênero e Sexualidade, com ênfase para homossexualidade masculina e seus espaços de lazer noturno no Rio de Janeiro.

Mayra Mendes Trocado

Mestranda em História pelo Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS/UFRJ) e Licenciada e Bacharel em História (IH-UFRJ). Pesquisa a potencialidade da fotografia para a construção da memória social das ditaduras latino-americanas, a partir do ensaio “Ausênc’as”, do argentino Gustavo Germano. Atualmente, integra o comitê editorial e a equipe técnica de revisão da Revista discente Ars Historica (PPGHIS/UFRJ). Foi membro do grupo de estudos e pesquisa de investigação das experiências, mediação e representação das memórias da violência (LIEJ/IH-UFRJ) e do ensino de histórias íntimas de guerra (TEMPO/IH-UFRJ), ambos sob coordenação da Profa. Dra. Sílvia Barbosa Correia. Foi bolsista CNPQ do projeto “Memórias da Experiência-Limite na I Guerra Mundial: narrativas da violência, formas do trauma e mediação entre os soldados portugueses”, orientado pela mesma professora, entre 2020 e 2022. Tem interesse na área de História Contemporânea, com ênfase nos estudos sobre a memória dos desaparecidos políticos das ditaduras e estudos de imagem.




Amaro Jose de Souza Neto

Currículo Lattes.

Possui Bacharelado e Licenciatura plena pelo Instituto de História, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde também é mestrando em História Social (PPGHIS – UFRJ). Desenvolve pesquisas acerca do tema Cultura Popular nas primeiras décadas do século XX, tendo foco na cidade do Rio de Janeiro, objetivando a relação dessas manifestações com a construção da identidade nacional durante o período do Brasil Republicano, realiza estudos sobre jornais e revistas semanais sobre o mesmo marco temporal, com acervos físicos e digitais. Durante a graduação, desenvolveu atividades de pesquisa no Laboratório de História, Cinema e Audiovisualidades (LHISCA – UFRJ), com ênfase nos campos da História Social e História Cultural. É pós-graduando lato-sensu de Especialização em Ensino de História pela PROPGPEC do Colégio Pedro II do campus Tijuca e tem experiência como professor de História para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Atualmente, exerce a coordenação da monitoria do setor de História do programa social de educação Salvaguarda, que atua remotamente em diversas regiões do país com estudantes secundaristas de colégios e escolas públicas.

Vitória Luyza Cardoso Barbosa

Currículo Lattes.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História Social (PPGHIS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Integrante do Laboratório-Ateliê de História Indígena e Minorias (LABHIM – IH/UFRJ). Desenvolve seus estudos voltados para as temáticas de História Indígena, Memória, Identidade e Patrimônio no campo do Brasil Contemporâneo.