ALUNOS DE DOUTORADO
Bruna Coelho
Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sendo bolsista pelo Programa Doutorado Nota 10 da FAPERJ. Mestre em História (2019) pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), possui licenciatura (2014) e bacharelado (2016) em História pela mesma instituição. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: memória, história oral e história da música.
Gabriel Alencar
Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sendo bolsista CNPQ. Pesquisador do Laboratório de Imagem, Memória, Arte e Metrópole (IMAM-UFRJ). Possui mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (2019), tendo como título da dissertação “Fala mulher, da vida: Representações da prostituição no jornal Beijo da rua (1988-1997). Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). Com mais de dez anos de experiência na área de arquivos históricos e documentação. Atualmente é chefe da Divisão de Processamento Técnico do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (APERJ), sendo responsável pela organização e tratamento técnico dos documentos permanentes (históricos) da instituição, contendo: documentação textual, iconográfica, cartográfica, tridimensional e audiovisual, onde desenvolve trabalhos de organização física e intelectual da massa documental, recuperação da informação, alimentação de banco de dados e pesquisa ao acervo. Além disso, atua em pesquisas de história do Brasil com ênfase no período contemporâneo.
Lavínia Izidoro Martins
Bacharel em História pela Universidade Federal Fluminense, é atualmente mestranda em História Social no Programa de Pós Graduação em História na Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS – UFRJ) e bolsista CAPES. Durante a graduação, foi bolsista CAPES através do Programa de Residência Pedagógica/PIRP, exercendo atividades no Liceu de Humanidades de Campos seguindo a linha memória, patrimônio e ensino de História. Entre 03/2020 e 03/2021, atuou como mediadora de História no Pré-vestibular social da Fundação CECIERJ, no polo de Itaperuna. Vinculada ao Laboratório de Imagem, Memória, Arte e Metrópole (IMAM), desenvolve pesquisa na área de patrimônio, repressão e transição política no Brasil, tendo como objeto de estudo a Usina de Cambaíba, em Campos dos Goytacazes.
ALUNOS DE MESTRADO
Camila Cavalcante
Possui Licenciatura em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro . Atuou como bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) entre os anos de 2016 a 2018. Foi Monitora bolsista FAPERJ da disciplina de Introdução à Sociologia no Departamento de Ciências Sociais entre 2018 e 2020, também na UFRRJ. Atuou como Residente técnico pedagógico do Centro de Documentação e Imagem- (CEDIM-IM UFRRJ) e é mestranda no Programa de Pós-graduação em História Social (PPGHIS- UFRJ).
Mayra Mendes Trocado
Mestranda em História pelo Programa de Pós-graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHIS/UFRJ) e Licenciada e Bacharel em História (IH-UFRJ). Pesquisa a potencialidade da fotografia para a construção da memória social das ditaduras latino-americanas, a partir do ensaio “Ausênc’as”, do argentino Gustavo Germano. Atualmente, integra o comitê editorial e a equipe técnica de revisão da Revista discente Ars Historica (PPGHIS/UFRJ). Foi membro do grupo de estudos e pesquisa de investigação das experiências, mediação e representação das memórias da violência (LIEJ/IH-UFRJ) e do ensino de histórias íntimas de guerra (TEMPO/IH-UFRJ), ambos sob coordenação da Profa. Dra. Sílvia Barbosa Correia. Foi bolsista CNPQ do projeto “Memórias da Experiência-Limite na I Guerra Mundial: narrativas da violência, formas do trauma e mediação entre os soldados portugueses”, orientado pela mesma professora, entre 2020 e 2022. Tem interesse na área de História Contemporânea, com ênfase nos estudos sobre a memória dos desaparecidos políticos das ditaduras e estudos de imagem.
Amaro Jose de Souza Neto
Possui Bacharelado e Licenciatura plena pelo Instituto de História, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde também é mestrando em História Social (PPGHIS – UFRJ). Desenvolve pesquisas acerca do tema Cultura Popular nas primeiras décadas do século XX, tendo foco na cidade do Rio de Janeiro, objetivando a relação dessas manifestações com a construção da identidade nacional durante o período do Brasil Republicano, realiza estudos sobre jornais e revistas semanais sobre o mesmo marco temporal, com acervos físicos e digitais. Durante a graduação, desenvolveu atividades de pesquisa no Laboratório de História, Cinema e Audiovisualidades (LHISCA – UFRJ), com ênfase nos campos da História Social e História Cultural. É pós-graduando lato-sensu de Especialização em Ensino de História pela PROPGPEC do Colégio Pedro II do campus Tijuca e tem experiência como professor de História para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Atualmente, exerce a coordenação da monitoria do setor de História do programa social de educação Salvaguarda, que atua remotamente em diversas regiões do país com estudantes secundaristas de colégios e escolas públicas.
Vitória Luyza Cardoso Barbosa
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História Social (PPGHIS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Integrante do Laboratório-Ateliê de História Indígena e Minorias (LABHIM – IH/UFRJ). Desenvolve seus estudos voltados para as temáticas de História Indígena, Memória, Identidade e Patrimônio no campo do Brasil Contemporâneo.