Coordenadora

Andréa Casa Nova
Professora Associada de História do Brasil Republicano e História da Arte do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bolsista de Produtividade do CNPq. Doutora em História social da cultura pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Mestre e Licenciada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde realizou estágio pós-doutoral recentemente. Representante Sulamericana da International Oral History Association (IOHA-2023-2025). Coordenadora da AHILA (Associaçào de Historiadores Latinoamericanistas europeus) no Brasil (2024-2027). Foi Presidente da Associação Nacional de História Oral (ABHO-2020-2022) e Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em História Social da UFRJ (PPGHIS-2021-2022). Foi Vice-presidente da Internacional Oral HIstory Association (IOHA- 2012-2014), Jovem Cientista do Nosso Estado – FAPERJ (2013-2015). Atua nos cursos de graduação em História e Ciências Sociais do Instituto de História e do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ, bem como no Programa de Pós-Graduação em História Social (PPGHIS-UFRJ) e Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC-UFRJ) lecionando e orientando teses e dissertações, bem como monografias e iniciação científica. Coordenadora do IMAM – GP-CNPq, Laboratório de Imagem, Memória, Arte e Metrópole, ativo desde 2010 (www.imam.historia.ufrj.br) e é pesquisadora associada do BR-PHCP/GP-CNPq, Brasil Republicano, Pesquisadores em História política e cultural, bem como do GP-CNPq Imprensa e circulação de ideias no século XIX e XX, além do LEHMT, GP-Cnpq: Laboratório de estudos históricos sobre o mundo do trabalho.É autora de: Apubh-20 anos. História Oral do Movimento Docente da UFMG. (APUBH, 1998), Nos Trilhos do Tempo – Memória ferroviária de Pedro Leopoldo (Mazza, 2003), Encontros e Despedidas: história de ferrovias e ferroviários de Minas Gerais (Argvmentvm, 2009), Lições do Tempo, Temas em História e Historiografia do Brasil Republicano (7 Letras, 2016), Russos em revista (Gramma, 2018), Waldir dos Santos, o sambista operário. História de uma mina de ouro no tempo de Vargas (Gramma, 2019), Rio, cidade submersa. Imagem e História das inundações cariocas. (Edtora Onirá, 2025); co-organizadora de Ética e Imagem (C/Arte, 2010), Outras Histórias: ensaios em História Social (Ponteio, 2012), Arquivo Pandemia volume 1 e volume 2 (Editora UFMG, 2020), Corpo em Trânsito (Telha, 2022), Sobre Paisagens, Memórias e cidades (Dialética, 2023), Pandemia e Futuros Possíveis (Telha, 2023), Independências de Modernismos (Telha, 2022), Brasil República Podcast – Conversas sobre Nossa História (Telha, 2023), Novas Pautas para a História Social (Dialética, 2024), Constelações Urbanas: cidade, memória e patrimônio em debate (Onirá Editora, 2025). Organizadora de O Mundo do Trabalho nas páginas das revistas ilustradas (7Letras, 2015), História oral e Direito à Cidade (Letra Voz, 2019), Recortes do Feminino – Cristais de memória e História de Mulheres nos arquivos do tempo (Ed.Telha, 2020), entre outros capítulos e artigos em revistas especializadas.
PESQUISADORES

Lise Sedrez
É Professora Associada de História da América e vice-diretora do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1991), mestrado em Estudos de Políticas Ambientais pelo New Jersey Institute of Technology (1998), mestrado e doutorado em História da América Latina pela Stanford University (2005). Lise foi professora na California State University, Long Beach, de 2005 a 2011. Recebeu a National Endowment for the Humanities Fellowship para o ano de 2010-2011. Foi editora responsável da TOPOI. Revista de História (A1), entre 2011 e 2015 e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História Social (Capes 7), entre 2018 e 2021. Em 2016, concluiu seus estudos de pós-doutorado no Rachel Carson Center for Environment and Society, em Munique, Alemanha. De 2017 a 2021, participou do projeto multidisciplinar Occupy Climate Change!, coordenado pelo Laboratório de Humanidades Ambientais do Real Instituto de Tecnologia, Estocolmo, Suécia. Realizou estágio pós-doutoral pela UFMG em 2022, que incluiu uma Landhaus Fellowship do Rachel Carson Center. É Bolsista de Produtividade CNPq Nível 2 e membro do Coletivo Inaiá, coletivo feminista. É vice-presidente da Sociedad Latinoamericana y Caribeña de Historia Ambiental). Tem experiência na área de História das Américas, com ênfase em História Ambiental e História Urbana. Seus principais temas de pesquisa são: história ambiental urbana, ambientalismo, história digital, desastres sócio-ambientais e Baía de Guanabara.

Dinah de Oliveira
Dinah de Oliveira, Professora Adjunta e Pesquisadora Institucional da Escola de Belas Artes – EBA – Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ – 40 Horas, Dedicação Exclusiva, no curso de Bacharelado em Artes Visuais-Escultura. Matrícula SIAPE 2708557. Professora concursada (posse em 2015), Membra do COAA-AVE (2015 – 2022-2023-atualidade). Assumiu a Função de coordenadora do curso no período de 2016-2019.1. Presidente do NDE do curso de 2016-2019.1.Doutora em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes (PPGAV EBA) – na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Mestra em Artes Cênicas e Bacharel em Teoria do Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNI-RIO). É professora da Linha Imagem e Cultura (PPGAV), membra do Grupo de pesquisa ACesta ABorda: arte, história e estudos visuais, Diretório CNPq, é pesquisadora associada da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP). Atua na função de editora da revista Arte Ensaios do PPGAV-EBA-UFRJ, desde 2022.2. Seus interesses de pesquisa atravessam as metodologias artísticas, práticas curatoriais, os estudos decoloniais, as questões de gênero, a psicanálise, as artes cênicas e a performance arte, a teoria e a critica da arte contemporânea, da imagem e aproximações com a filosofia.

Luciene Carris
Possui graduação e licenciatura em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre (2003) e Doutora (2009) em História Política pela mesma universidade, com orientação da Prof. Dra. Lúcia Maria Paschoal Guimarães. Concluiu estágios de pós-doutorado no Laboratório de Geografia Política da FFLCH/USP (2013), sob supervisão do Dr. Antonio Carlos Robert Moraes, e em História Social na PUC-Rio (2019), sob supervisão do Dr. Antonio Edmilson Martins Rodrigues. Em janeiro de 2022, ingressou no projeto “Januário da Cunha Barbosa: pensamento e ação política no processo de independência do Brasil (1808-1831)”, realizado na Biblioteca Nacional e UERJ, financiado pelo edital Faperj, sob supervisão das professoras Dras. Márcia Gonçalves e Lúcia Guimarães. É cofundadora do canal “Entreconexões” (2017), no YouTube, que foca na difusão cultural por meio de entrevistas e documentários. Cofundadora do Podcast Sarau da Casa Azul (2020), voltado para a difusão cultural e temas contemporâneos e do Blog de História Box Digital de Humanidades (BDH), ambos reconhecidos com o Selo Saberes Históricos. É pesquisadora do Laboratório de Imagem, Memória, Arte e Metrópole (IMAM) da UFRJ, liderado pela Prof. Dra. Andrea Casa Nova Maia. Tem experiência em pesquisa em História, com foco em História do Brasil Império e Republicano, História Política, História Cultural e atua principalmente nos temas: intelectuais, biografias e poder no Brasil, práticas científicas, instituições imperiais e republicanas, viagens pelo território brasileiro, história da geografia no Brasil, história pública e história do Rio de Janeiro. É sócia efetiva do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro desde 2023. Recebeu a Moção de Louvor e Reconhecimento de Mérito Cultural 2023 pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro. Atualmente, atua no Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro.

Patrícia Orfila
Professora Associada IV do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Tocantins e Coordenadora Adjunta da Pós-Graduação em Estudos Latino-americanos e Territorialidades (PGELAT – UFT). Doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), mestra em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos (2004) e Arquiteta e Urbanista pela Universidade Federal do Pará (2000). Foi presidenta do Instituto de Arquitetos do Brasil, Departamento Tocantins (IAB/TO) no Biênio 2012/2013. Coordena o Grupo de Pesquisa Mulheres na Arquitetura e no Urbanismo (GPMAU), dedicando-se a temas voltados para a teoria, história e crítica da arquitetura e do urbanismo. Concluiu estágio de Pós-Doutorado em 2019 no projeto W@ARCH.PT – Arquitectas em Portugal: construção da visibilidade, 1942-1986, vinculado ao Centro Interdisciplinar de Estudos de Gênero, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (CIEG/ISCSP/ULisboa). Coordena o Laboratório de Historiografia da Arquitetura e da Cidade (LAHAC – UFT). Editora Geral da Revista de Arquitetura e Urbanismo Amazônia Moderna (Periódico da UFT) e membro do Observatório AMAZONICIDADES.

Maurício Zouein
Possui Bacharelado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Roraima (2001), Mestrado em Psicologia Social pela Universidade Católica de Brasília (2009), Doutorado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016) e Pós Doutorado em Ciências Sociais Aplicadas/ Comunicação Social na linha de pesquisa: Modos Epistemológicos, Teorías Interdependientes y Complejidad Social pela Universidad de la República dei Uruguay (2022). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Roraima (Curso de Comunicação Social – Jornalismo e Programa de Pós Graduação em Comunicação), Coordenador do Núcleo de Pesquisa Semiótica da Amazônia e do Grupo de Pesquisa Linguagem, Cultura e Tecnologia (CNPq). Tem experiência na área de Comunicação e História, com ênfase em Comunicação Visual e História da Amazônia, atuando principalmente nos seguintes temas: audiovisual, imagem, jornalismo, semiótica e Visualidades Amazônicas.

Leandro de Almeida
É doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio do Janeiro (2019), mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (2016), graduado e licenciado em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013/2014) e graduado em Turismo pela Faculdade Estácio de Sá de Juiz de Fora (2011). Foi professor na graduação em Turismo na Universidade do Estado de Minas Gerais – unidade Carangola de 2018 a 2019. Foi professor na graduação em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Sul e do Sudeste do Pará de 2020 a 2024. Atualmente é professor adjunto do curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Juiz de Fora, câmpus Juiz de Fora. Atua e pesquisa as área do Patrimônio Cultural – em especial o relacionado à arte funerária – reformas urbanas e a sua relação com higienismo e História da Arte no século XVIII ao início do século XX. É consultor na patrimonialização do Cemitério Municipal de Juiz de Fora.

José Eudes Alves Belo
Doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo – USP. Mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Graduado em História pela Universidade de Pernambuco – Campus Garanhuns (2004) Possui especialização em História de Pernambuco – Universidade de Pernambuco – Campus Garanhuns (2005). Tem experiência na área de História, com ênfase na temática de narrativas, cidades, memória, sensibilidades, Estado Novo. Foi professor contratado da Universidade de Pernambuco lecionando na Graduação em História no Campus – Garanhuns (2009-2011). Atua na Rede Estadual de Ensino do Estado de Pernambuco. Rede Municipal de Ensino do Município de Capoeiras.

Luís Ricardo da Costa
Doutor em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 2021), mestre em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2015), licenciado em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio, 2020) e bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio, 2010). Foi visiting scholar na School of the Arts da Columbia University (EUA), em 2019-2020, com bolsa de Doutorado Sanduíche (PDSE) concedida pela CAPES/MEC.

Tatyana de Amaral Maia
Bolsista Produtividade CNPQ. É professora adjunta de História do Brasil República e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com atuação no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Juiz de Fora. É investigadora colaboradora do CITCEM/Universidade do Porto. Foi contemplada com o edital “mães cientistas FAPERJ/2024, para realizar pesquisas sobre mulheres, ciência e envelhecimento: memórias do trabalho e experiências femininas no Sul Global”. Foi contemplada com o edital CNPQ Pro-Humanidades para desenvolver projeto na área de História Pública e Políticas Culturais (2023-2026). Atuou como professora adjunta do curso de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (03/2015-01/2023). Foi editora-chefe da revista Estudos ibero-Americanos (2017-2023). É criadora e produtora do podcast “Tem profissional da História, aí?”. É membro da rede de pesquisa internacional de Estudos do Fascismos, Autoritarismos, Totalitarismos e Transições para Democracia (REFAT, Universitát di Bologna, Itália). É membro da rede de pesquisa internacional Direitas, História e Memória (DHM). É membro da Red de Investigación, Esclarecimiento y Memoria (RIVEM, México). Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), doutorado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010), pós-doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2012) e pós-doutorado em História pela Universidade do Porto (Programa de Bolsas de Pós-Doutorado no Exterior, CAPES, 2014-2015). Em 2017, foi contemplada com o edital universal CNPQ/2016, para o desenvolvimento da pesquisa Imagens públicas: cultura política, cinejornais e propaganda na ditadura militar (1967-1979). Em 2014-2015, foi bolsista do Programa de Pós-Doutorado no Exterior CAPES, na Universidade do Porto, na área de Teoria e Filosofia da História. De 2012-2014 foi Jovem Cientista Nosso Estado/FAPERJ (10/2012-07/2014). Também em 2010, foi contemplada com a bolsa de pesquisa do Programa de Bolsas de Pesquisa BN/Minc 2010/2011, tendo sua pesquisa financiada pela Biblioteca Nacional durante 12 meses. Em 2010, sua tese de doutorado foi premiada pelo Programa Itaú Cultural Pesquisa Acadêmica Concluída. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República e História Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: intelectuais, cultura, memória, políticas culturais, ditaduras, História Pública e ensino. Foi professora substituta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010). Atuou como professora adjunta do Mestrado em História Social da Universidade Severino Sombra (2010-2014), onde exerceu o cargo de Coordenadora do PPGH de fevereiro de 2012 até abril de 2013. Em 2019, foi curadora da Exposição “Anistia, um passado presente?”, ao lado de Ananda Simões, no Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul. A exposição foi selecionada pelo AHRS para representar a instituição na Semana Nacional de Arquivos, em 2020. É mãe do Santiago, de 07 anos.

Natália da Silveira Ferreira
Graduada em licenciatura e bacharelado no curso História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IH/UFRJ). Foi bolsista de Iniciação Científica pela FAPERJ no projeto de pesquisa “História e Imagem em Eu sei tudo (Brasil) e Je sais Tout (França): sobre circulação de ideias e cultura visual em duas revistas ilustradas no entreguerras (1918-1939)”, vinculado ao Grupo CNPq Laboratório de Imagem, Memória, Arte e Metrópole (IMAM). Assim sendo, igualmente participou de atividades do IMAM, como encontros semanais.

Luiz Morales
Possui graduação em Abi – História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2021) e mestrado em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2023). Atualmente é professor de história – Pré-Vestbular Comunitário Santa Úrsula, coordenador geral – Pré-Vestbular Comunitário Santa Úrsula, professor de história – Colégio Força Máxima, professor de história – Colégio e Curso Avanço, professor de história do Centro Educacional da Lagoa e professor de história – Colégo e Curso Pensi. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República.

Suzana Oliveira
Formada em Licenciatura e Bacharelado de História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora de História no Ensino no Sistema Elite de Ensino (Grupo Salta), em turmas do Ensino Fundamental ao Médio, com turmas militares e pré-vestibular. Foi bolsista de Iniciação Científica PIBIC-CNPq-UFRJ (2020-2022) na pesquisa “História e Imagem em Eu sei tudo (Brasil) e Je sais Tout (França): sobre a circulação de ideias e a cultura visual em duas revistas ilustradas na primeira metade do século XX” sob orientação da Prof. Dr. Andréa Casa Nova Maia, e é membra do Grupo CNPq Laboratório de Imagem, Memória, Arte e Metrópole (IMAM). Foi bolsista da Comissão da Memória e Verdade da Universidade (CMV-UFRJ) e mediadora de inclusão na rede municipal de ensino da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Possuo afinidades com a área de História Contemporânea, sobretudo a Ditadura Civil-Militar no Brasil (1964-1985) e Primeira República; Memória; Imprensa; Rio de Janeiro.

Carla Costa
Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (2015), graduação em Turismo pelo Centro Universitário Ibero-Americano (2000) e mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2024). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social, atua principalmente nos seguintes temas: caiçara, migração, povos tradicionais, comunidade e especulação imobiliária.

Renno Oliveira
Licenciado em história (2016) e mestre em História dos Espaços (2019) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem interesse nas áreas de biografia histórica, memória e História do Brasil Republicano. Foi professor de ensino básico na rede privada de Natal-RN (2020-2024). Atualmente, realiza doutorado no Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Beatriz Oliveira
Graduanda em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi extensionista nos projetos Currículo Carioca em Foco, Sikiliza África e Educação Popular, Cultura e Política pertencentes a UFRJ. Integrou o Grupo de Estudos Currículo, Conhecimento e Ensino de História (GECCEH) como bolsista de Iniciação Científica pela mesma instituição. Atualmente é bolsista na pesquisa “História e Imagem em Eu Sei Tudo (Brasil) e Je Sais Tout (França): sobre a circulação de ideias e cultura visual em duas revistas ilustradas na primeira metade do século XX.” (2020-), sob orientação da Profª. Drª. Andrea Casa Nova.