Em parceria com o grupo de pesquisa Brasil Republicano – Pesquisadores em História Cultural e Política (BR-PEHCP), lançamos o 30º episódio do IMAM-BR Podcast! A entrevistada de hoje é a Profa. Dra. Lilia Moritz Schwarcz, referência nos estudos de Antropologia, História, Antropologia das Populações Afro-Brasileiras e História do Império Brasileiro.
Lilia possui Graduação em História pela USP, Mestrado em Antropologia Social pela UNICAMP, Doutorado e livre-docência em Antropologia Social pela USP. Atualmente, é Professora Titular do Departamento de Antropologia Social da USP. É Professora Sênior da USP, desde 2019 e Global Scholar e Professora/Pesquisadora visitante em Princeton desde 2011, editora da Companhia das Letras, sócia do IHGB, membro do conselho da Revista Etnográfica (Lisboa), da revista Penélope (Lisboa), da Revista Cadernos de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas, da Revista Cadernos de Campo (FFLCH), membro do Advisory Committee for Human Rights Whatch’s Americas Division. Foi Professora Visitante e Pesquisadora nas universidades de Leiden, Oxford, Brown, Columbia, Ecole des Hautes Etudes en Science Sociales.
Além disso, é autora de inúmeros livros e trabalhos incríveis, dos quais destacamos: “O espetáculo das raças“, publicado em 1993 pela Companhia das Letras e em 1999 pela Farrar Strauss & Giroux, ganhador do prêmio FNL; “As Barbas do Imperador“, publicado pela Companhia das Letras em 1998 e que também foi traduzido e reeditado por outras editoras, ganhador do prêmio de melhor Biografia e Livro do Ano, Prêmio Jabuti, também ganhou o Prêmio Clio de História e prêmio UBE; “Lima Barreto triste visionário“, publicado pela Companhia das Letras em 2017, onde também ganhou o prêmio APCA, Jabuti e Biblioteca Nacional; “O Autoritarismo Brasileiro“, publicado em 2018 pela Companhia das Letras, ganhador do prêmio Jabuti APCA; “A Bailarina da Morte“, produzido juntamento com Heloisa Starling e publicado pela Companhia das Letras em 2020; Com o nosso querido Flavio Gomes publicou “O Dicionário da Escravidão e da Liberdade“, em 2018, também ganhador do prêmio da Jabuti; E o recém lançado “Enciclopédia Negra“, produzido juntamente com Flavio Gomes e Jaime Lauriano, publicado pela Companhia das Letras em 2021; Além de muitos outros trabalhos importantíssimos.
Neste episódio, a professora Lilia Schwarcz demostra como os marcadores sociais de raça, gênero, sexo e região podem servir como importantes fatores na produção do preconceito, discriminação e violência. Além disso, Lilia discute sobre o acesso à cidadania e o vertiginoso aumento da violência contra as mulheres e a população negra no Brasil. Ouça!
Agradecemos imensamente à professora Lilia Moritz Schwarcz por aceitar o convite! Sigam-nos na plataforma Anchor, Spotify e no Instagram!
Com entrevistas em formato de áudio, o podcast foi criado pelas professoras Andréa Casa Nova (IH-UFRJ) e Karla Carloni (IHT-UFF) para os alunos dos cursos de História da UFRJ e UFF e público em geral pensando temas relacionados ao Brasil Republicano, sua História e Memória na política, sociedade, arte e cultura.