IMAM-BR PODCAST #30: Entrevista com Lilia Moritz Schwarcz

Em parceria com o grupo de pesquisa Brasil Republicano – Pesquisadores em História Cultural e Política (BR-PEHCP), lançamos o 30º episódio do IMAM-BR Podcast! A entrevistada de hoje é a Profa. Dra. Lilia Moritz Schwarcz, referência nos estudos de Antropologia, História, Antropologia das Populações Afro-Brasileiras e História do Império Brasileiro. 

Lilia possui Graduação em História pela USP, Mestrado em Antropologia Social pela UNICAMP, Doutorado e livre-docência em Antropologia Social pela USP. Atualmente, é Professora Titular do Departamento de Antropologia Social da USP. É Professora Sênior da USP, desde 2019 e Global Scholar e Professora/Pesquisadora visitante em Princeton desde 2011, editora da Companhia das Letras, sócia do IHGB, membro do conselho da Revista Etnográfica (Lisboa), da revista Penélope (Lisboa), da Revista Cadernos de Pesquisa da Fundação Carlos Chagas, da Revista Cadernos de Campo (FFLCH), membro do Advisory Committee for Human Rights Whatch’s Americas Division. Foi Professora Visitante e Pesquisadora nas universidades de Leiden, Oxford, Brown, Columbia, Ecole des Hautes Etudes en Science Sociales.  

Além disso, é autora de inúmeros livros e trabalhos incríveis, dos quais destacamos:  “O espetáculo das raças“, publicado em 1993 pela Companhia das Letras e em 1999 pela Farrar Strauss & Giroux, ganhador do prêmio FNL; “As Barbas do Imperador“, publicado pela Companhia das Letras  em 1998 e que também foi traduzido e reeditado por outras editoras, ganhador do prêmio de melhor Biografia e Livro do Ano, Prêmio Jabuti, também ganhou o Prêmio Clio de História e prêmio UBE;  “Lima Barreto triste visionário“, publicado pela Companhia das Letras em 2017, onde também ganhou o prêmio APCA, Jabuti e Biblioteca Nacional; “O Autoritarismo Brasileiro“, publicado em 2018 pela Companhia das Letras, ganhador do prêmio Jabuti APCA; “A Bailarina da Morte“, produzido juntamento com Heloisa Starling e publicado pela Companhia das Letras em 2020; Com o nosso querido Flavio Gomes publicou “O Dicionário da Escravidão e da Liberdade“, em 2018, também ganhador do prêmio da Jabuti; E o recém lançado “Enciclopédia Negra“, produzido juntamente com Flavio Gomes e Jaime Lauriano, publicado pela Companhia das Letras em 2021; Além de muitos outros trabalhos importantíssimos. 

Neste episódio, a professora Lilia Schwarcz demostra como os marcadores sociais de raça, gênero, sexo e região podem servir como importantes fatores na produção do preconceito, discriminação e violência. Além disso, Lilia discute sobre o acesso à cidadania e o vertiginoso aumento da violência contra as mulheres e a população negra no Brasil. Ouça!

Agradecemos imensamente à professora Lilia Moritz Schwarcz por aceitar o convite! Sigam-nos na plataforma AnchorSpotify e no Instagram!

Com entrevistas em formato de áudio, o podcast foi criado pelas professoras Andréa Casa Nova (IH-UFRJ) e Karla Carloni (IHT-UFF) para os alunos dos cursos de História da UFRJ e UFF e público em geral pensando temas relacionados ao Brasil Republicano, sua História e Memória na política, sociedade, arte e cultura.

IMAM-BR PODCAST #29: Entrevista com Renato Lessa

Em parceria com o grupo de pesquisa Brasil Republicano – Pesquisadores em História Cultural e Política (BR-PEHCP), lançamos o 29º episódio do IMAM-BR Podcast! O entrevistado é o Prof. Dr. Renato Lessa, referência nos estudos de Filosofia Política e Teoria Política. 

Renato possui Graduação em Ciências Políticas pela Universidade Federal Fluminense, é Mestre e Doutor em Ciência Politica pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Atualmente, é Professor de Filosofia Política pelo Programa de Pós-Graduação em Direito e Filosofia da PUC Rio. Realizou estágios de Pós-Doutorado na American University; na Universidade de Lisboa, na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, na Universidade do Piemonte Oriental, na Universidade de Paris IV – Sorbonne, por duas vezes. 

Dentre seus diversos trabalhos, destacamos: “A invenção republicana: Campos Sales, as bases e a decadência da Primeira República Brasileira”, publicado em 2015 pela Editora Topbooks; “Presidencialismo de animação: ensaios sobre a política brasileira, 1993-2006”, publicado pela Editora Vieira & Lent, em 2006; “Agonia, Aposta e Ceticismo: ensaios de filosofia política”, publicado em 2003 pela Editora da Universidade Federal de Minas Gerais; “Veneno Pirronico: Ensaios sobre o Ceticismo”, publicado pela Editora Francisco Alves em 1997. 

Neste episódio, o professor Renato Lessa discorre sobre a escalada do pensamento conservador e de extrema direita no Brasil e tece uma análise sobre o Fascismo e seu emprego nos atuais debates políticos brasileiros. Ouça!

Agradecemos imensamente ao professor Renato Lessa por aceitar o convite! Sigam-nos na plataforma AnchorSpotify e no Instagram!

Com entrevistas em formato de áudio, o podcast foi criado pelas professoras Andréa Casa Nova (IH-UFRJ) e Karla Carloni (IHT-UFF) para os alunos dos cursos de História da UFRJ e UFF e público em geral pensando temas relacionados ao Brasil Republicano, sua História e Memória na política, sociedade, arte e cultura.

IMAM-BR PODCAST #28: Entrevista com Fernando Lattman-Weltman

Em parceria com o grupo de pesquisa Brasil Republicano – Pesquisadores em História Cultural e Política (BR-PEHCP), lançamos o 28º episódio do IMAM-BR Podcast! O entrevistado é o Prof. Dr. Fernando Lattman-Weltman, referência nos estudos de História Política, Democracia, Cidadania e Teoria Política.

Fernando Weltman possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pela Sociedade Brasileira de Instrução – SBI/IUPERJ. Atualmente é professor e pesquisador do Departamento de Ciência Política do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPCIS) da Uerj.

Dentre seus diversos trabalhos, destacamos: “A Política Domesticada: Afonso Arinos e o Colapso da Democracia em 1964”, publicado pela editora FGV em 2005; “A deriva: crônicas da inconstância política e outros vícios.”, publicado pela Talu Cultural/Postagens Sagazes, em 2019; E junto com outros autores, escreveu “ Mídia e política no Brasil: jornalismo e ficção”, publicado pela editora FGV em 2003 e Mídia e Política no Brasil: jornalismo e ficção, publicado pela Editora FGV em 2003.

Neste episódio, o professor Fernando analisa o fenômeno da candidatura e eleição de Fernando Collor, primeiro presidente eleito após a ditadura civil-militar. Além disso, discute sobre o papel das classes dominantes, da sociedade organizada e da imprensa no processo que levou ao impeachment do presidente Collor. Ouça!

Agradecemos imensamente ao professor Fernando Lattman-Weltman por aceitar o convite! Sigam-nos na plataforma AnchorSpotify e no Instagram!

Com entrevistas em formato de áudio, o podcast foi criado pelas professoras Andréa Casa Nova (IH-UFRJ) e Karla Carloni (IHT-UFF) para os alunos dos cursos de História da UFRJ e UFF e público em geral pensando temas relacionados ao Brasil Republicano, sua História e Memória na política, sociedade, arte e cultura.

IMAM-BR PODCAST #27: Entrevista com Amilcar Araujo Pereira

Em parceria com o grupo de pesquisa Brasil Republicano – Pesquisadores em História Cultural e Política (BR-PEHCP), lançamos 27º episódio do IMAM-BR Podcast! O entrevistado é o Prof. DrAmilcar Araujo Pereira, referência nos estudos de História e Cultura Afro-brasileira, Ensino de História e História das Relações Sociais.

Amilcar Araujo Pereira é Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com um ano de estágio doutoral na Johns Hopkins University, nos Estados Unidos. Fez pós-doutorado nas áreas de Educação e História na Columbia University, em Nova York, nos Estados Unidos (2015-2016) e é professor da Faculdade de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Dentre seus diversos trabalhos, destacamos: “Narrativas de (re)existência: Antirracismo, História e Educação.”, publicado pela Editora da Unicamp, em 2021; “Paulo Silva: um contraponto nas relações raciais no Brasil.”, publicado pela EDUFF em 2021; E em organização com diversos autores, escreveu “História oral e educação antirracista: narrativas, estratégias e potencialidades.”, publicado em 2021 pela editora Letra e Voz.

Neste episódio, o professor Amilcar aborda conosco as possiveis definições sobre o que seria o movimento negro, os desafios e suas reivindicações ao longo da história republicada do Brasil e, por fim, aponta as principais conquistas e desafios em torno da pesquisa e ensino de História a respeito do movimento negro. Ouça!

Agradecemos imensamente ao professor Amilcar Araujo Pereira por aceitar o convite! Sigam-nos na plataforma AnchorSpotify e no Instagram!

Com entrevistas em formato de áudio, o podcast foi criado pelas professoras Andréa Casa Nova (IH-UFRJ) e Karla Carloni (IHT-UFF) para os alunos dos cursos de História da UFRJ e UFF e público em geral pensando temas relacionados ao Brasil Republicano, sua História e Memória na política, sociedade, arte e cultura.

IMAM-BR PODCAST #26: Entrevista com Juciene Ricarte Cardoso

Em parceria com o grupo de pesquisa Brasil Republicano – Pesquisadores em História Cultural e Política (BR-PEHCP), lançamos o 26º episódio do IMAM-BR Podcast! A entrevistada é a Profa. Dra. Juciene Ricarte Cardoso, referência nas áreas de História Indígena, História Ambiental, Questões Étnicas e Educação Patrimonial.

A professora Juciene possui graduação em História pela Universidade Estadual da Paraíba, mestrado em História do Brasil pela Universidade Federal de Pernambuco, doutorado em História pela Universidade Federal de Pernambuco com Bolsa da CAPES no Brasil e no Exterior ( Universidade do Porto -Portugal) e Pós-Doutorado na Universidade Nova de Lisboa, Portugal, (Bolsa CAPES, Estágio Sênior no Exterior). Atualmente é professora Associada II da Universidade Federal de Campina Grande, PB e Professora do Programa de Pós Graduação em História da UFCG. Foi coordenadora geral do projeto histórico-documental de âmbito nacional, Catálogo Geral de Documentos de História Indígena e Escravidão Negra no Brasil financiado pelo Edital da Petrobrás Cultural com bolsa de pesquisa da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba. Investigadora Correspondente há oito anos do Centro de Humanidades (CHAM), Universidade Nova de Lisboa. Pesquisadora Associada da Universidade da Sourbonne, Paris III no CREPAL – Centre de recherches sur les pays lusophones , Département: Études Ibériques et Latino-Américaines (EILA). Sócia Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.

Dentre seus diversos trabalhos, destacamos: “Os akroá e outros povos indígenas nas fronteiras do sertão. Políticas indígena e indigenista no norte da capitania de goiás, atual Estado do Tocantins. Século XVIII.”, publicado em 2006 pela Editora KELPS; em organização com diversos autores, escreveu “MODOS DE VER, FORMAS DE ESCREVER (Anotações em torno da História da Educação e do Ensino de História).”, publicado em 2013 pela RDS Editora; e juntamente com André de Almeida Rego, escreveu “Novas Histórias dos Povos Indígenas no Brasil: territorialidades da escrita interdisciplinar indígena e não-indígena.”, publicado pela SAGGA Editora, em 2018; além de muitos outros trabalhos.

Neste episódio, a professora Juciene aborda os principais temas que atualmente atravessam as pesquisas sobre as experiências dos povos indígenas na história do Brasil República, expõe os principais desafios para as pesquisas das histórias dos povos indígenas no pós-redemocratização e, por fim, disserta sobre o atual posicionamento da historiografia sobre os povos indígenas diante do atual cenário político brasileiro.

Agradecemos imensamente à professora Juciene Ricarte Cardoso por aceitar o convite! Sigam-nos na plataforma anchorSpotify e Instagram!

Com entrevistas em formato de áudio, o podcast foi criado pelas professoras Andréa Casa Nova (IH-UFRJ) e Karla Carloni (IHT-UFF) para os alunos dos cursos de História da UFRJ e UFF e público em geral pensando temas relacionados ao Brasil Republicano, sua História e Memória na política, sociedade, arte e cultura.