Orientandos PPGHC-UFRJ

alunos de doutorado

Alberto Freitas Filho

Currículo LattesAcademia.edu.

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2019). Especialização Master in Business Communication pela Fundação Getúlio Vargas (2013). Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005). Graduando em Filosofia (Licenciatura) na Universidade Federal de São João Del-Rei. Professor e pesquisador nas áreas de Comunicação Social, História e Humanidades Digitais.



Joabe Rocha de Almeida

Doutorando em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ). Mestre em História Social pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA/PPGHis). Especialista em Teoria da História e Historiografia e em Gestão, Supervisão e Inspeção Escolar, ambas pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (FAMEESP). Especialista em História do Brasil pela Universidade Federal do Piauí (UFPI/Piripiri). Graduado em Licenciatura em História pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/Campus Caxias). Fez estágio Docente na UEMA/Campus Caxias (2019), atuando na disciplina de Teoria da História. Faz parte do Grupo de Pesquisa Poderes, Instituições, Mundos do Trabalho e Ideias Políticas – POLIMT/UFMA (CNPq), do Laboratório de Pesquisas em Teoria da História e Interdisciplinaridades – LAPETHI/UFRRJ (CNPq) e do Grupo de Pesquisa Dimensões do Regime Vargas (UERJ/CNPq). É filiado a Associação Nacional de História – ANPUH-Brasil, via Seção Estadual Maranhão e a Sociedade Brasileira de Teoria e História da Historiografia – SBTHH. Foi Professor Substituto pelo Departamento de História da UEMA/Campus Caxias (2023-2024), nas disciplinas de História Moderna, Historiografia Brasileira e História da Educação Brasileira e atua pela SEDUC-MA. Atualmente Professor Substituto de História (IFMA/Codó). Tem se dedicado à escrita histórica e a história da historiografia brasileira. Temáticas da historiografia brasileira, sobretudo maranhense, voltadas para as questões de imprensa, relações de poder/política e experiências/memórias no movimento de 1930 e no período do vitorinismo à construção da imagem política de José Sarney.

Foto mostrando o rosto de Willian Santos.

Willian Santos Pereira

Currículo Lattes.

Doutorando em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC-UFRJ). Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Graduado em História pela Universidade do Estado de Minas Gerais (2015). Professor efetivo de História na EE Joaquim Nabuco – Minas Gerais. Foi estagiário no Centro de Memória Professora Batistina Corgozinho – CEMUD (2014-2015) e participou do projeto EmRedes: Portal da Memória do Centro Oeste Mineiro. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) (2014-2015). Participou como voluntário do projeto História do lazer na cidade de Divinópolis, Minas Gerais. Divinópolis Tênis Clube (DTC). Em 2013 foi bolsista do projeto Imprensa e História: A Semana e a História de Divinópolis. Tem interesse nas áreas de História e Imprensa, História Oral, História Ferroviária, História Social e História do Brasil Republicano.

ALUNOS DE MESTRADO


Luciano Hermes

Currículo Lattes.

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É licenciado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011) e Professor 1 da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro.

Diogo Nunes de Oliveira

Currículo Lattes.

Graduado em História (bacharelado/licenciatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é mestrando pela Pós-Graduação em História Comparada (UFRJ). Atuou (2021-2022) como bolsista pela Pró-Reitoria de Ação e Extensão da UFRJ (PROFAEX), onde trabalhou na ação de extensão IMAM-BR Podcast, coordenado pela Profa. Dra. Andréa Casa Nova Maia (UFRJ) e Profa. Dra. Karla Carloni (UFF). Foi bolsista PIBIC-UFRJ (2022-2023) na pesquisa História e Imagem em Eu Sei Tudo (Brasil) e Je Sais Tout (França): sobre a circulação de ideias e cultura visual em duas revistas ilustradas na primeira metade do século XX. Além disso, integra os grupos de pesquisa Imagem, Memória, Arte e Metrópole (UFRJ) e Imprensa e circulação de ideias: o papel dos periódicos nos séculos XIX e XX, do(a) Fundação Casa de Rui Barbosa. É autor do capítulo “Extensão universitária: uma experiência pelo olhar do aluno”, publicado em 2023. Trabalha com temas que envolvam a História da Imprensa no Brasil, Fotografia e História e Primeira República (1889-1930).


Beatriz dos Santos da Silva

Graduada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pós- graduanda do curso de especialização em Política e Sociedade: ênfase na história política e social da cidade do Rio de Janeiro do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP/UERJ). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Integrante do Laboratório Ateliê de História Indígena e Minorias (LABHIM/UFRJ).