Pesquisadores Associados

Regina Helena Alves da Silva

Currículo LattesAcademia.edu.

Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (1980), graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1997). Posdoutorado em Arquitetura e Urbanismo pela UFBA (2009) na área de Planejamento Urbano e Regional. Posdoutorado em Cidades e Culturas Urbanas pelo Centro de Estudos Sociais – CES – da Universidade de Coimbra, na área de Visões Contemporâneas: Urbanismo, Territorialidade e Espaço Público. Professora Associada IV da Universidade Federal de Minas Gerais, atua nos programas de pós-graduação em História e em ComunicaçãovSocial. Tem experiência: na área de História, com ênfase em História Social da Cultura, atuando principalmente nas áreas de culturas urbanas, história da cidade e do urbanismo, práticas culturais, memória e patrimônio; em Comunicação Social, atuando principalmente nas áreas de práticas sociais, comunicação e culturas contemporâneas, tecnologias da informação e comunicação, conformações contemporâneas dos movimentos sociais e redes sócio-técnicas. Coordenou vários estudos e pesquisas nas áreas de Urbanismo, Territórios Urbanos, Espaços Digitais, Letramento e Inclusão Digital em Escolas, Participação Popular, etc. Coordenadora do Centro de Convergência de Novas Mídias – CCNM-UFMG, foi colaboradora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web – INWEB. Atualmente é vice-coordenadora do INCT de Politicas Publicas e Desenvolvimento Territorial (INPUT).


Foto mostrando rosto de Silvana Hooper.

Silvana Seabra Hooper

Currículo Lattes.

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em Sociologia da Cultura pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994) e doutorado em Literatura Comparada/Estudos Literários – UFMG – FALE. Atua nas áreas teóricas de Pensamento Social Brasileiro, História das Ideias, História da Cultura, Historiografia, e representações sociais. Tematicamente trabalha com cultura, cultura brasileira, nação, cidade, representações, Comunicação mediática, Novas tecnologias da Informação. Tem formação internacional e trabalhou em universidades nos EUA (Harvard, UMASS e Vanderbilt). Já participou também de Programas de Pós graduação, nos níveis de Mestrado e Doutorado como professor (Universidade Mackenzie). É professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, na Linha de Pesquisa: Interações Mediáticas, na PUCMinas.


Carlos Eduardo Pinto de Pinto

Currículo LattesAcademia.edu

Professor Associado do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IFCH-UERJ), em que foi subchefe (biênio 2018-2020). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH-UERJ), em que foi Coordenador Adjunto (biênio 2021-2023) e atualmente é membro da Comissão Acadêmica e da Comissão de Bolsas (biênio 2023-2025), Vinculado à Linha de Pesquisa Política e Cultura do PPGH-UERJ. Possui bacharelado e licenciatura em História pela UERJ (2001), mestrado em História Social da Cultura pela PUC-Rio (2005) e Doutorado em História pela UFF (2013). Em 2012, usufruiu de Bolsa CAPES de Doutorado Sanduíche no Exterior, com atividades na Université Paris 8 e no Laboratoire d’Histoire Visuelle Contemporaine (Lhivc), vinculado à École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS). Contemplado nos editais Prociência-UERJ e APQ1-FAPERJ. Pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Biografia, História, Ensino e Subjetividades/UERJ (NUBHES), do Laboratório de História Oral e Imagem/UFF (LABHOI) e do Núcleo de Estudos de História da Moda e da Indumentária/UERJ (Nehmi), membro do GT Imagem, Cultura Visual e História, da Anpuh-Rio. Atua como colaborador no Núcleo de Estudos Visuais em Periferias Urbanas/FEBF-UERJ (NuVisu) e no Laboratório de Imagem, Memória, Arte e Metrópole/UFRJ (IMAM). Coordena o projeto de extensão Cinematógrafo: a história nos filmes, responsável pela criação de um podcast de divulgação científica sobre as relações entre história e cinema. Membro do blog Box Digital de Humanidade e do grupo de análise fílmica Cinema y otras cositas más. Tem experiência na área de História do Brasil República, pesquisando principalmente os seguintes temas: história do Rio de Janeiro, cidades, arquitetura, imagens, cinema, figurino, moda, Cinema Novo, chanchadas, subjetividades. É autor de romances, contos e poemas, utilizando o nome literário Eduardo Chacon. Em 2019, publicou o romance A perna de Sarah Bernhardt, pelo Kindle/Amazon (e-book) e, em 2023, o livro de contos (quase no fim), pela editora Caravana.


Karla Carloni

Currículo Lattes.

Professora do Departamento de História e do programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense. Possui bacharelado e licenciatura em História pela Universidade Federal Fluminense (2002). Cursou mestrado (2005) e doutorado (2010) no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense. Tem pós-doutorado em História Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2013) e pós-Doutorado em História pela Universidade de São Paulo (2019). É docente e pesquisadora na área da História, com ênfase em História Política e Cultural do Brasil República. Atua com os seguintes temas: Militares e Política no Brasil República; Cultura Popular; História Cultural da Dança; História das Mulheres e Relações de Gênero. Ministra aulas em instituições de Ensino Superior desde o ano de 2005.Integrante dos grupo de pesquisa: Laboratório de Estudos de Gênero e Subjetividades (LEGES) da UFF e do Laboratório de Imagem, Memória, Arte e Metrópole (IMAM) da UFRJ. Bolsita Jovem Cientista – FAPERJ (2019-2023). Bolsita produtividade em pesquisa do CNPQ (2023-).


Rita Lages Rodrigues

Currículo Lattes.

Professora Associada III da Escola de Belas Artes da UFMG, atuando no Programa de Pós-Graduação em Artes e nos cursos de graduação em Conservação-Restauração em Bens Culturais Móveis e em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da UFMG. Atualmente exerce a função de coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Artes da EBA/UFMG (2024-2026) e atua como editora da Revista Pós, Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG (2022-2024). Possui doutorado (2012) e mestrado (2001) em História pela Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de pesquisa História Social da Cultura. Lidera o Grupo de Pesquisa Estopim, Núcleo de estudos interdisciplinares do Patrimônio Cultural e participa do grupo de pesquisa IMAM – Laboratório de Imagem, Memória, Arte e Metrópole. Realizou o pós-doutorado no Instituto de Estudos Brasileiros da USP (2022-2023) sob a supervisão de Ana Paula Cavalcanti Simioni. É membro do Comitê Brasileiro de História da Artes (CBHA). É autora do livro Entre Bruxelas e Belo Horizonte: itinerários da escultora Jeanne Louise Milde, de artigos e capítulos de livros. Atua principalmente nos seguintes temas: História das Mulheres Artistas nos séculos XIX e XX, História da arte, História das cidades, Patrimônio Cultural, Gênero e Arte.


Vicente Saul Moreira dos Santos

Currículo Lattes.

Possui bacharelado e licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) com orientação do prof. Dr. Manoel Salgado; mestrado em História das Ciências pela Casa de Oswaldo Cruz – Fundação Oswaldo Cruz (2006) orientado pelo Dr. Jaime Benchimol e doutorado no Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais (PPHPBC) – Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil – CPDOC-FGV (2013) com orientação da Dra. Lucia Lippi Oliveira. Tem experiência na área de História e Ciências Sociais, com ênfase em História do Brasil Republicano. Atuando principalmente nos seguintes temas: Primeira República (1889-1930), Era Vargas (1930-1945), Intervalo Democrático (1945-1964), Regime Militar (1964-1985), História do Rio de Janeiro, história da cultura, história da social da arte, história da saúde pública, história política, história do esporte no Brasil, história da imprensa, memória e historiografia. Trabalhou no CPDOC-FGV, COC-Fiocruz, Museu da República, Casa Rui Barbosa, Universidade de Oxford (Inglaterra), Academia Brasileira de Ciências, Editora G. Ermakoff, Editora Casa da Palavra, Edições de Janeiro, Editora Bazar do Tempo, Itaú Cultural, Rede Globo de Televisão, em pesquisa de filmes, exposições e livros. Lecionou em cursos na Universidade Estácio de Sá, Universidade Cândido Mendes e Universidade Veiga de Almeida. ). Atualmente, é pesquisador associado do IMAM – GP-CNPq, Laboratório de Imagem, Memória, Arte e Metrópole (www.imam.historia.ufrj.br).


Foto mostrando rosto de Mario Sérgio Brum.

Mario Sérgio Brum

Currículo LattesAcademia.edu.

Professor de Teoria e Ensino de História no Departamento de História – IFCH – UERJ e professor permanente no Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória) – UERJ e Procientista UERJ (bolsa Prociência), Coordenador do Programa de Iniciação à Docência (PIBID) na área de História na UERJ . Coordenador da linha de pesquisa ‘História, Memória e luta por direitos’ do LEDDES – Laboratório do Estudo das Diferenças e Desigualdades Sociais (UERJ) e do Núcleo de Estudos em História Oral – Vidas em Movimento (NEHO) LABIMI – UERJ. Pesquisador de temas urbanos atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria da História e Ensino de História, História do Brasil República, História Oral e História Local; questões urbanas, questão fundiária, memórias, educação, identidade e estigmas, favelas, movimentos sociais, poder público, políticas públicas, políticas para juventude. Integra a Rede Proprietas, hoje INCT – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, projeto internacional: História Social das Propriedades e Direitos de Acesso (Disponível em: www.proprietas.com.br) e também o IMAM (Laboratório de Imagem, Memória, Arte e Metrópole UFRJ). Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (2003), mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense (2006) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2011), Pós Doutorado em Planejamento Urbano pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ e Pós Doutorado em Educação pela UERJ.Foi professor das redes municipal e Estadual do Rio de Janeiro. No ensino superior, lecionou na Graduação em História da UFF , em cursos de Extensão na PUC-RJ,no GPDES-UFRJ e no Programa de Pós Graduação em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas da UERJ na graduação em Pedagogia da FEBF-UERJ.


Foto mostrando rosto de Vitor de Souza.

Vitor Leandro de Souza

Currículo LattesAcademia.edu.

Doutor em História (2021) História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (2011) e Mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2015). Participa das discussões do Laboratório de Imagem, Memória, Arte e Metrópole (IMAM UFRJ). Desenvolvendo pesquisas que privilegiam temas como a História das cidades, especialmente a História do Rio de Janeiro, a cultura e a urbanidade carioca.


Deise Dias Scandiuzzi

Currículo Lattes.

Artista plástica, com graduação em Pintura na EBA/UFRJ; arquiteta, com doutorado em Engenharia de Produção na COPPE/UFRJ, com pesquisa na área de pintura, tendo defendido a tese sob o título: “O trabalho artístico do pintor na contemporaneidade”. Foi professora substituta do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFRRJ, ministrando disciplinas de desenho. Foi professora de pintura sobre tela por 11 anos no Atelier 612. Escreveu o capítulo A pintura como ato de resistência e insubordinação no mundo das imagens técnicas midiáticas para o livro Literatura & Artes: práticas discursivas, publicado pela editora Syntagma. Ém 2022, realizou exposição de suas pinturas na Galeria Macunaíma UFRJ. É pesquisadora associada do Laboratório IMAM (Imagem, Memória, Arte e Metrópole). Faz parte da equipe editorial da Revista IMAGO EBA. Escreveu três textos críticos sobre trabalhos pictóricos contemporâneos, que foram aceitos para publicação nos anais do Seminário Transfluências. Atua como pintora e pesquisadora de linguagens artísticas (http://deisediasscan.wixsite.com/pintura).


Valnei Pereira

Currículo Lattes.

Doutor em Arquitetura e Urbanismo (Linha Projeto, Espaço e Cultura) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU USP, 2010); Mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR, UFRJ, 2001); Bacharel em Geografia pelo Instituto de Geociêncais da Universidade Federal de Minas Gerais (IGC/ UFMG, 1997). Atuou, entre 2000 e 2010, como Professor Assistente e Pesquisador na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) tendo como áreas de interesse e experiência: Planejamento Urbano e Regional, Urbanismo, Geografa Cultural e Turismo Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: renovação urbana, modernização espacial, pensamento urbanístico contemporâneo, metropolização, urbanização brasileira e turismo urbano. Atua como Consultor (Geógrafo Sênior) nas áreas de Planejamento Urbano e Regional, Apropriação Socioeconômica da Sustentabilidade e Análises Socioterritoriais direcionadas à implantação de grandes projetos, desde planejamento até fechamento/ descomissionamento, com experiência no Brasil, América Latina, Caribe, Europa e África Subsaariana.