Orientandos PPGHIS-UFRJ

ALUNOS DE DOUTORADO

Foto mostrando rosto de Bruna Coelho.

Bruna Coelho

Currículo Lattes.

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em licenciatura (2014) e bacharelado (2016) e mestrado (2019) em História pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Gabriel Alencar

Currículo Lattes.

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação/licenciatura em História na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013) e mestrado em História (2019) pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal Fluminense.

ALUNOS DE MESTRADO

Camila Cavalcante

Currículo Lattes.

Mestranda em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Bolsista residente técnico-pedagógico do Centro de Documentação e Imagem (CEDIM-IM UFRRJ). Possui Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020).

Vitor da Hora Alves Saraiva

Currículo Lattes.

Mestrando em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e possui graduação em História pela mesma instituição. É vinculado ao grupo de pesquisa do CNPQ “Imprensa e circulação de ideias: o papel dos periódicos nos séculos XIX e XX” da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), colaborador no Laboratório de Imagem, Memória, Arte e Metrópole (IMAM) da UFRJ; e filiado à Associação Nacional de História – Seção Pernambuco (ANPUH-PE). Durante a graduação, foi bolsista de iniciação científica (PIBIC-CNPQ) no projeto “História e Imagem em Eu Sei Tudo (Brasil) e Je Sais Tout (França): sobre circulação de ideias e cultura visual em duas revistas ilustradas no Entreguerras (1918-1939)”. Possui experiência nas áreas de História Contemporânea e História do Brasil Republicano, e atualmente desenvolve pesquisas relacionadas à História da imprensa no Brasil e a História das Ligas Camponesas e organizações de trabalhadores rurais anteriores ao Golpe de 1964.

Foto mostrando rosto de Carla Costa.

Carla Costa

Currículo Lattes.

Mestranda em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É graduada em Turismo pelo Centro Universitário Ibero-Americano (2000) e em História pela Universidade de São Paulo (2015).

Alexia de Santana Rosa

Currículo Lattes.

Possui Licenciatura em História pela Universidade Católica de Petrópolis (2020). Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de História do Brasil, com ênfase no estudo da História da Imprensa.

Lavinia Izidoro Martins

Currículo Lattes.

Lavínia Izidoro Martins é formada em História pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente cursa o mestrado em história social na Universidade Federal do Rio de Janeiro e desenvolve pesquisa na área de História e patrimônio regional, tendo como objeto de pesquisa a Usina de Cambaíba, em Campos dos Goytacazes, e vinculada ao Laboratório de Imagem, Memória, Arte e Metrópole (IMAM).

Amaro Jose de Souza Neto

Currículo Lattes.

Possui Bacharelado e Licenciatura plena pelo Instituto de História, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde também é mestrando em História Social (PPGHIS – UFRJ). Desenvolve pesquisas acerca do tema Cultura Popular nas primeiras décadas do século XX, tendo foco na cidade do Rio de Janeiro, objetivando a relação dessas manifestações com a construção da identidade nacional durante o período do Brasil Republicano, realiza estudos sobre jornais e revistas semanais sobre o mesmo marco temporal, com acervos físicos e digitais. Durante a graduação, desenvolveu atividades de pesquisa no Laboratório de História, Cinema e Audiovisualidades (LHISCA – UFRJ), com ênfase nos campos da História Social e História Cultural. É pós-graduando lato-sensu de Especialização em Ensino de História pela PROPGPEC do Colégio Pedro II do campus Tijuca e tem experiência como professor de História para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Atualmente, exerce a coordenação da monitoria do setor de História do programa social de educação Salvaguarda, que atua remotamente em diversas regiões do país com estudantes secundaristas de colégios e escolas públicas.