https://www.youtube.com/watch?v=okab_8LU7jk.
Participe! É na próxima quarta-feira às 9h da manhã. Esperamos vocês!
https://www.youtube.com/watch?v=okab_8LU7jk.
Participe! É na próxima quarta-feira às 9h da manhã. Esperamos vocês!

📅 26 de novembro de 2025, às 14h
📍 Salão Nobre do IFCS-IH | Largo de São Francisco, 1 – Centro, Rio de Janeiro
O novo livro organizado por Andréa Casa Nova Maia, Márcia Arbex e Márcio Venício Barbosa é uma homenagem à Professora Vera Casa Nova, que tem marcado presença na vida acadêmica e cultural de Belo Horizonte, com sua passagem pela Faculdade de Letras e pelos cursos de Teatro e Artes da UFMG, pela FUMEC, pela Escola Guignard, por seu trabalho poético em seus livros e no programa Um toque de poesia, na Rádio UFMG Educativa.
Todo o seu trabalho refletiu na formação de vários profissionais das Letras e das Artes, hoje atuando em diversas universidades mundo afora, mas foi também a porta aberta para aqueles que, partilhando de seu trabalho como alunos ou colegas, não mais se descolaram do convívio com a mais mineira das cariocas, agora como amigos que a estimam e admiram.
Parte desses amigos se encontra no livro A Vera – textos e imagens para Vera Casa Nova, organizado por Andréa Casa Nova Maia, Márcia Arbex e Márcio Venício Barbosa, que lhe oferecem seus artigos, desenhos, memórias e manifestações de afeto, comemorando seus oitenta e um anos, completados essa semana, mas, sobretudo, agradecendo-lhe pelo prazer de vivermos juntos.
Vale destacar que existem textos de Georges Didi-Huberman, Márcio Selligman-Silva, Antonio Edmilson Rodrigues, Francisco Carlos Teixeira da Silva, Lucília de Almeida Neves, historiadores renomados,bem como uma entrevista de história oral de vida realizada por Andréa Casa Nova Maia, professora do PPGHIS e do PPGHC, do Instituto de História da UFRJ.
O IMAM marcará presença no 16º Encontro Regional Sudeste de História Oral – História Oral entre Lusofonias, Africanidades e Diásporas, no dia 15 de outubro.




Realizou-se nos dias 1, 2 e 3 de setembro, o I Colóquio Internacional e II Ciclo de Debates do IMAM que reuniu pesquisadores e público num espaço de encontro, reflexão e diálogo entre passado e presente. No dia 1 de setembro, ocorreu a inauguração da exposição Sobrevivências, que apresentou um percurso visual sobre a persistência de imagens, símbolos e narrativas no impresso. No dia 2 de setembro, houve o lançamento coletivo de livros, reunindo trabalhos recentes que dialogam com a temática do evento.









