IMAM-BR PODCAST #01: Entrevista com Cláudia Viscardi

Foto: Acervo Pessoal/Cláudia Viscardi.

Em parceria com o grupo de pesquisa Brasil Republicano – Pesquisadores em História Cultural e Política (BR-PEHCP), estreamos hoje (dia 02 de Setembro) o IMAM-BR Podcast! Com entrevistas em formato de áudio, o podcast foi criado pelas professoras Andréa Casa Nova (IH-UFRJ) e Karla Carloni (IHT-UFF) para os alunos dos cursos de História da UFRJ e UFF e público em geral pensando temas relacionados ao Brasil Republicano, sua História e Memória na política, sociedade, arte e cultura.

A primeira entrevistada é a Profª.Drª. Cláudia Maria Ribeiro Viscardi, um dos nomes mais importantes da historiografia do Brasil Republicano. Cláudia é Professora Titular da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Professora do Programa de Pós-Graduação em História. É bolsista de produtividade do CNPq e pesquisadora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

É autora de livros como “Unidos perderemos: a construção do federalismo republicano brasileiro.” (2017), “A República revisitada: construção e consolidação do projeto republicano brasileiro” junto com José Almino Alencar (2016) e “O Teatro das Oligarquias: uma revisão da política do café com leite” (2001).

Neste primeiro episódio, o tema é a Primeira República (1889-1930), a partir de um debate sobre o federalismo, os conceitos históricos acerca do período e sua relação com as disputas políticas do Brasil contemporâneo. Ouça abaixo!

Agradecemos imensamente à Cláudia Viscondi por aceitar o convite! Em seguida, podem conferir as produções acadêmicas e científicas da pesquisadora em seus perfis no Academia.Edu e Google Scholar. Sigam-nos na plataforma Anchor e no Instagram!