IMAM-BR PODCAST #03: Entrevista com Angela de Castro Gomes

Foto: Acervo Pessoal/Angela de Castro Gomes.

Em parceria com o grupo de pesquisa Brasil Republicano – Pesquisadores em História Cultural e Política (BR-PEHCP), lançamos o terceiro episódio do IMAM-BR Podcast! A terceira entrevistada é a Profª.Drª Angela de Castro Gomes, uma das maiores historiadoras do Brasil Republicano vivas.

Angela é Professora Visitante Sênior da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Professora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Pesquisadora Nível 1A do CNPq. Foi Professora Titular e Coordenadora de Pesquisa do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Professora Titular de História do Brasil Contemporâneo da UFF.

É autora de obras como “Burguesia e Trabalho: política e legislação social no Brasil (1917-1937)” (2014), “1964: o golpe que derrubou um presidente, pôs fim ao regime democrático e instituiu a ditadura no Brasil” com Jorge Ferreira (2014) e “A invenção do Trabalhismo” (1988).

Neste episódio, Angela discute o Estado Novo de Vargas, o caráter autoritário do regime instaurado em novembro de 1937, a estrutura do Estado corporativista e a relação do governo com os trabalhadores. Ouça!

Agradecemos imensamente à Angela de Castro Gomes por aceitar o convite! Sigam-nos na plataforma Anchor, Spotify e no Instagram!

Fontes: FGV CPDOC e Escola de História – UNIRIO.

Com entrevistas em formato de áudio, o podcast foi criado pelas professoras Andréa Casa Nova (IH-UFRJ) e Karla Carloni (IHT-UFF) para os alunos dos cursos de História da UFRJ e UFF e público em geral pensando temas relacionados ao Brasil Republicano, sua História e Memória na política, sociedade, arte e cultura.