IMAM-BR PODCAST #14: Entrevista Magali Gouveia Engel

Foto: Acervo Pessoal/Magali Gouveia Engel.

Em parceria com o grupo de pesquisa Brasil Republicano – Pesquisadores em História Cultural e Política (BR-PEHCP), lançamos 14º episódio do IMAM-BR Podcast! A entrevistada é a Profª.Drª Magali Gouveia Engel, referência nos estudos da Literatura e a Relação de Gênero no Brasil Republicano.

Magali é Professora Visitante do Programa de Pós-Graduação em História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Pesquisadora Nível 2 do CNPq. É Professora Aposentada Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e foi Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense (UFF).

É autora de obras como “Os delírios da razão: médicos, loucos e hospícios (Rio de Janeiro, 1830-1930)” (2001) e “Meretrizes e Doutores: Saber Médico e Prostituição No Rio de Janeiro (1840-1890)” (1989).

Neste episódio, conversamos sobre feminismo negro, relação entre Lima Barreto e feminismo na Primeira República e questões atuais sobre gênero e direitos sociais no Brasil contemporâneo. Ouça!

Agradecemos imensamente à Magali Gouveia Engel por aceitar o convite! Sigam-nos na plataforma Anchor, Spotify e no Instagram!

Com entrevistas em formato de áudio, o podcast foi criado pelas professoras Andréa Casa Nova (IH-UFRJ) e Karla Carloni (IHT-UFF) para os alunos dos cursos de História da UFRJ e UFF e público em geral pensando temas relacionados ao Brasil Republicano, sua História e Memória na política, sociedade, arte e cultura.