Lançamento do livro De ‘Colina Sagrada’ a ‘Dente Cariado’

No dia 14/03, às 19h, na Janela Livraria, ocorrerá o lançamento do livro “De ‘Colina Sagrada’ a ‘Dente Cariado’: a modernidade carioca e desmonte do Morro do Castelo (1822-1922)”.

O evento contará com sessão de autógrafos com os autores do livro e ilustrador. A professora Luciene Carris, uma das autoras da obra, é pesquisadora no IMAM.

Workshop – Desindustrialização e História Social: a experiência alemã

Este workshop de um dia (07/11) explorará como, na historiografia alemã, os debates sobre desindustrialização têm impactado a história social e suas variadas temáticas, como identidades regionais e culturais, patrimônio industrial, história do trabalho, história ambiental, gênero e os efeitos da desindustrialização no tecido social e na vida política. Essa atividade integra o Projeto PROBRAL “Desindustrialização e História Social” da UFRJ, UFBA, FGV-SP e Ruhr-University Bochum e apoiado pela CAPES e DAAD. Haverá tradução simultânea inglês-português-inglês.

Programação:

9h30- Abertura: Paulo Fontes (IH/UFRJ)

10h – 12h30 – Mesa 1: Experiências de desindustrialização e o debate internacional.

• Comentários: Rodrigo Santos (IFCS/UFRJ)
• Desindustrialização: a construção de um campo de estudos internacional e o lugar da história social – Stefan Berger (Institute for Social Movements, Ruhr-University Bochum)
• O debate sobre a desindustrialização da Alemanha Oriental após a reunificação alemã – Constantin Goscher (Ruhr-University Bochum)
• Histórias conectadas: desindustrialização na Alemanha e no Brasil – Leonie Karwath (Ruhr-University Bochum)

14h – 17h – Mesa 2: História da desindustrialização na Alemanha: vida social e política
• Comentários: Lise Sedrez (IH/UFRJ)
• Desindustrialização, desemprego e relações de trabalho no leste alemão – Hans-Heiner Holtappels
• Co-determinação alemã – Um modelo de mudança e continuidade – Sophia Friedel (Ruhr-University Bochum)
• Gênero e desindustrialização: a experiência da indústria têxtil e de vestuário na região do Ruhr – Alicia Gorny

“V Fórum de Formação Humana, Teorias Educacionais e Políticas Públicas “

Foto: Divulgação/FORTEP.

A Profª. Drª. Andréa Casa Nova Maia será uma das palestrantes da Mesa 4: “Vulnerabilidades e segregação socioeconômica e étnico-racial muito além do coronavírus” no V Fórum de Formação Humana, Teorias Educacionais e Políticas Públicas. A edição virtual deste ano tem como a temática “Estado, Educação e Direitos: um debate para além da pandemia da Covid-19”.

Segundo o site do Fórum,o FORTEP é um evento acadêmico científico anual promovido pelo Grupo de Pesquisa Formação Humana, Teorias Educacionais e Políticas Públicas, constituindo um espaço formativo para a comunidade rondonopolitana e municípios circunvizinhos para o debate de questões fundamentais de nosso tempo.

A transmissão do evento começará às 20 horas no horário de Brasília e às 19 horas no horário de Cuiabá (MT).

PET-História da PUC-RIO convida Luciene Carris: “Um pequeno subúrbio na Zona Sul carioca: Histórias e Memórias do bairro do Jardim Botânico”.

Foto: Divulgação/PET-História da PUC.

A historiadora Pós-Drª.Luciene Carris é a convidada desta segunda-feira, dia 31 de Agosto, do “Café com Pet“. No evento, organizado pela PET-História da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC RIO), Luciene falará sobre sua pesquisa “Um pequeno subúrbio na Zona Sul Carioca: Histórias e Memórias do Bairro do Jardim Botânico“. Abaixo, uma breve sinopse sobre a pesquisa:

É uma contribuição à história do bairro do Jardim Botânico no período entre o final dos Oitocentos até meados do século XX. Um período marcado pela existência das fábricas têxteis e pelo movimento operário. As fábricas Corcovado e Carioca, em especial, contribuíram para alterar a fisionomia da região atraindo muitos trabalhadores nacionais e estrangeiros. Uma narrativa talvez ousada de recuperar um passado pouco conhecido e eclipsado pela nostalgia de seu passado imperial e pelas transformações ocorridas nas primeiras décadas do século XX com o encerramento das atividades fabris.

As inscrições devem ser feitas através desse link. O evento o ocorrerá via aplicativo Zoom, às 14 horas.