IMAM-BR PODCAST #19: Entrevista com Américo Freire

Em parceria com o grupo de pesquisa Brasil Republicano – Pesquisadores em História Cultural e Política (BR-PEHCP), lançamos 19º episódio do IMAM-BR Podcast! O entrevistado é o Prof. Dr. Américo Freire, referência nos temas de Cidadania, Brasil Republicano, História Política, História Social e Urbanismo no Rio de Janeiro.

Américo é Pesquisador do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Professor Titular da Escola de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais da mesma instituição. Realizou seu mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutorado em História Social também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Além disso, é Pós-doutor pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), Lisboa. É pesquisador do CNPq e Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) e líder do Grupo de Pesquisa CNPq Culturas Políticas e Processos de Democratização e membro do Laboratório de Estudos Políticos do CPDOC/FGV.

É autor de obras como “Uma capital para a República: poder federal e forças políticas locais no Rio de Janeiro na virada para o século XX” (2000), “Sinais trocados: o Rio de Janeiro e a República brasileira” (2012), “Democracia brasileira em foco: historiografia, atores e proposições” (2019) e muitos outros trabalhos.

Neste episódio, o professor Américo Freire fala de cidadania no Brasil contemporâneo e propõe, a partir do passado republicano, um exercício de reflexão sobre o futuro próximo. Ouça!

Agradecemos imensamente ao professor Américo Freire por aceitar o convite! Sigam-nos na plataforma anchorSpotify e Instagram!

Com entrevistas em formato de áudio, o podcast foi criado pelas professoras Andréa Casa Nova (IH-UFRJ) e Karla Carloni (IHT-UFF) para os alunos dos cursos de História da UFRJ e UFF e público em geral pensando temas relacionados ao Brasil Republicano, sua História e Memória na política, sociedade, arte e cultura.

Deixe um comentário