IMAM-BR PODCAST #23: Entrevista com Benito Bisso Schmidt

Em parceria com o grupo de pesquisa Brasil Republicano – Pesquisadores em História Cultural e Política (BR-PEHCP), lançamos o 23º episódio do IMAM-BR Podcast! O entrevistado é o Prof. Dr. Benito Bisso Schmidt, referência nas áreas de Teoria e Metodologia da História, História das relações de gênero, História do Trabalho e História Social da Memória.

Benito Schmidt é Licenciado, Bacharel e Mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e Doutor em História Social do Trabalho pela UNICAMP (2002), com estágio no Centre d’Histoire Sociale du XXe Siècle (Université Paris 1 – Panthéon-Sorbonne) (2001). Atualmente, é Professor Titular do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em História da UFRGS. Também integra o corpo docente do Mestrado Profissional em Ensino de História – PROFHIST. Foi Maître de Conférences na École des Hautes Études en Sciences Sociales – EHESS, Paris (2005 e 2011). Foi titular da Cátedra Simón Bolívar do Institut des Hautes Études de l’Amérique Latine – IHEAL (Université Paris 3 – Sorbonne Nouvelle) de janeiro a maio de 2014; Foi presidente da ANPUH (gestão 2011-2013). Foi também vice-presidente da Associação Brasileira de História Oral – ABHO. 

Dentre suas diversas publicações, destacamos: “Em busca da terra da promissão: a história de dois líderes socialistas.”, publicado pela Editora Palmarinca, em 2004; juntamente com Angela de Castro Gomes, organizou “Memórias e narrativas (auto)biográficas”, publicado pela Editora UFRGS e Editora da FGV, no ano de 2009; Em 2021 publicou “Fazendo História Pública”, organizado com Jurandir Malerba e publicado pela Editora Milfontes. E “Clio sai do armário: historiografia LGBTQIA+”, organizado com Rita de Cassia Colaço e Elias Ferreira Vera, publicado pela Editora Letra e Voz, em 2021; além de muitos outros trabalhos.

Neste episódio, Benito expõe os desafios existentes no campo dos estudos históricos das relações de gênero, realiza um breve resumo sobre a origem do que hoje se auto identifica como movimento LGBTQIA+, e discute sobre a historiografia brasileira no campo dos estudos de gênero numa perspectiva interseccional. Ouça!

Agradecemos imensamente ao professor Benito Schmidt por aceitar o convite! Sigam-nos na plataforma anchorSpotify e Instagram!

Com entrevistas em formato de áudio, o podcast foi criado pelas professoras Andréa Casa Nova (IH-UFRJ) e Karla Carloni (IHT-UFF) para os alunos dos cursos de História da UFRJ e UFF e público em geral pensando temas relacionados ao Brasil Republicano, sua História e Memória na política, sociedade, arte e cultura.

Deixe um comentário