IMAM-BR PODCAST #25: Entrevista com Hildete Pereira de Melo Hermes de Araujo

Em parceria com o grupo de pesquisa Brasil Republicano – Pesquisadores em História Cultural e Política (BR-PEHCP), lançamos o 25º episódio do IMAM-BR Podcast! A entrevistada é a Profa. Dra. Hildete Pereira de Melo Hermes de Araujo, referência nas áreas de História Econômica Brasileira, História das Mulheres e Relações de Gênero.

Hildete possui graduação em Economia na Faculdade de Ciências Econômicas pela Universidade Federal da Paraíba, Curso de Especialização em Desenvolvimento Econômico pela Université de Toulouse (França), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutorado em Economia da Indústria e da Tecnologia também pela UFRJ. Desde 1972 é professora da Universidade Federal Fluminense. Foi diretora financeira do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento (2004-2007); Foi cedida a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República em 2009 a 2010 e depois de 2012 a 2014. Foi dirigente das Associações Acadêmicas: Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE) e da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET); Foi Editora da Revista Gênero do Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social da Universidade Federal Fluminense de 2004 a dezembro de 2016. A partir de setembro de 2017 é do Conselho de Redação da Revista da ABET.

Na década de 1970, junto a outras companheiras de PCB, Hildete criou um grupo de trabalho sobre o papel da mulher. Em 1976, entrou para o Centro da Mulher Brasileira, criado no ano anterior com o objetivo de refletir sobre a condição da mulher na sociedade. Em 1982, fundou o PMDB Mulher e foi membro efetivo do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, vinculado ao Ministério da Justiça (1985-89).

Dentre suas obras, destacamos: “Mulheres e Poder, Histórias, Ideias e Indicadores.”, escrito juntamente com Débora Thomé e publicado pela editora FGV, em 2018; Em organização com Lorena Lima de Moraes, escreveu “A Arte de tecer o tempo: perspectivas feministas”, publicado pela Editora Pontes, em 2020; Em colaboração com diversos autores, escreveu “Mulheres na Política – Tecendo Redes: Escrevendo Histórias, Transformando a realidade.”, publicado pela Alternativa Editora e Produção Cultural, em 2016. Em 2019 organizou o livro “Maria da Conceição Tavares – Vida, ideias, teorias e políticas.”, publicado pela Editora Expressão Popular; “Tempos e Memórias – Movimento Feminista no Brasil.” Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, 2010.

Neste episódio, a professora Hildete faz um importante panorama sobre os avanços e retrocessos da luta por uma maior participação política das mulheres na República brasileira, analisa o processo de conquista de políticas públicas voltada para as mulheres e o papel fundamental do movimento feminista nessas vitórias. Ouça!

Agradecemos imensamente à professora Joana Maria Pedro por aceitar o convite! Sigam-nos na plataforma anchorSpotify e Instagram!

Com entrevistas em formato de áudio, o podcast foi criado pelas professoras Andréa Casa Nova (IH-UFRJ) e Karla Carloni (IHT-UFF) para os alunos dos cursos de História da UFRJ e UFF e público em geral pensando temas relacionados ao Brasil Republicano, sua História e Memória na política, sociedade, arte e cultura.

Deixe um comentário