IMAM-BR PODCAST #27: Entrevista com Amilcar Araujo Pereira

Em parceria com o grupo de pesquisa Brasil Republicano – Pesquisadores em História Cultural e Política (BR-PEHCP), lançamos 27º episódio do IMAM-BR Podcast! O entrevistado é o Prof. DrAmilcar Araujo Pereira, referência nos estudos de História e Cultura Afro-brasileira, Ensino de História e História das Relações Sociais.

Amilcar Araujo Pereira é Bacharel e Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com um ano de estágio doutoral na Johns Hopkins University, nos Estados Unidos. Fez pós-doutorado nas áreas de Educação e História na Columbia University, em Nova York, nos Estados Unidos (2015-2016) e é professor da Faculdade de Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (ProfHistória) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Dentre seus diversos trabalhos, destacamos: “Narrativas de (re)existência: Antirracismo, História e Educação.”, publicado pela Editora da Unicamp, em 2021; “Paulo Silva: um contraponto nas relações raciais no Brasil.”, publicado pela EDUFF em 2021; E em organização com diversos autores, escreveu “História oral e educação antirracista: narrativas, estratégias e potencialidades.”, publicado em 2021 pela editora Letra e Voz.

Neste episódio, o professor Amilcar aborda conosco as possiveis definições sobre o que seria o movimento negro, os desafios e suas reivindicações ao longo da história republicada do Brasil e, por fim, aponta as principais conquistas e desafios em torno da pesquisa e ensino de História a respeito do movimento negro. Ouça!

Agradecemos imensamente ao professor Amilcar Araujo Pereira por aceitar o convite! Sigam-nos na plataforma AnchorSpotify e no Instagram!

Com entrevistas em formato de áudio, o podcast foi criado pelas professoras Andréa Casa Nova (IH-UFRJ) e Karla Carloni (IHT-UFF) para os alunos dos cursos de História da UFRJ e UFF e público em geral pensando temas relacionados ao Brasil Republicano, sua História e Memória na política, sociedade, arte e cultura.