Em parceria com o grupo de pesquisa Brasil Republicano – Pesquisadores em História Cultural e Política (BR-PEHCP), lançamos o 28º episódio do IMAM-BR Podcast! O entrevistado é o Prof. Dr. Fernando Lattman-Weltman, referência nos estudos de História Política, Democracia, Cidadania e Teoria Política.
Fernando Weltman possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pela Sociedade Brasileira de Instrução – SBI/IUPERJ. Atualmente é professor e pesquisador do Departamento de Ciência Política do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPCIS) da Uerj.
Dentre seus diversos trabalhos, destacamos: “A Política Domesticada: Afonso Arinos e o Colapso da Democracia em 1964”, publicado pela editora FGV em 2005; “A deriva: crônicas da inconstância política e outros vícios.”, publicado pela Talu Cultural/Postagens Sagazes, em 2019; E junto com outros autores, escreveu “ Mídia e política no Brasil: jornalismo e ficção”, publicado pela editora FGV em 2003 e Mídia e Política no Brasil: jornalismo e ficção, publicado pela Editora FGV em 2003.
Neste episódio, o professor Fernando analisa o fenômeno da candidatura e eleição de Fernando Collor, primeiro presidente eleito após a ditadura civil-militar. Além disso, discute sobre o papel das classes dominantes, da sociedade organizada e da imprensa no processo que levou ao impeachment do presidente Collor. Ouça!
Agradecemos imensamente ao professor Fernando Lattman-Weltman por aceitar o convite! Sigam-nos na plataforma Anchor, Spotify e no Instagram!
Com entrevistas em formato de áudio, o podcast foi criado pelas professoras Andréa Casa Nova (IH-UFRJ) e Karla Carloni (IHT-UFF) para os alunos dos cursos de História da UFRJ e UFF e público em geral pensando temas relacionados ao Brasil Republicano, sua História e Memória na política, sociedade, arte e cultura.